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Quinta-feira, 24/07/2014

Progressão Parcial

A progressão parcial é o procedimento adotado pelo EB que possibilita ao aluno do ensino médio com rendimento insatisfatório em até 02 (dois) componentes curriculares a matrícula na série seguinte, devendo matricular-se também nestes componentes na série anterior.


I. Será permitida a progressão parcial mesmo da 8a série do ensino fundamental para a 1a série do ensino médio, desde que o aluno curse as disciplinas que não obteve resultado satisfatório na escola de origem.

II. O aluno com rendimento insatisfatório em três ou mais componentes curriculares será classificado na mesma série, ficando dispensado de cursar os componentes concluídos com êxito no período letivo anterior.

III. Não poderá concluir o ensino médio, nem receber o certificado de conclusão, o aluno que esteja em progressão parcial, enquanto não obtiver a aprovação para conclusão do ensino médio.


Ao aluno da última série do ensino médio, que cursou o ano letivo integralmente no EB e obteve rendimento insatisfatório em até três componentes curriculares, será oferecida uma nova oportunidade de verificação da aprendizagem, através de avaliações especiais realizadas na EB, logo após a divulgação dos resultados finais.


I. O aluno que não obtiver resultado satisfatório na avaliação especial o EB apresentará as seguintes opções:

a) Ser encaminhado à Banca de Exames Supletivos desde que atenda as exigências legais;
b) Matriculando-se na mesma série sendo dispensado de cursar os componentes curriculares concluídos com êxito.

A progressão parcial será oferecida em turno diferente do qual o aluno estiver regularmente matriculado, ficando sujeito aos mesmos procedimentos de freqüência e de avaliação.


A matrícula do aluno no componente curricular objeto de progressão parcial será efetivada na própria escola, inserido em turma especial, com diário de classe para cada turma.


Na impossibilidade do aluno freqüentar outro turno serão asseguradas até 04 (quatro) oportunidades de avaliação, com data previamente fixada no calendário escolar.


I. O professor deverá sistematizar e apresentar ao aluno no início do ano letivo um plano de estudos que contemple no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) das competências, habilidades e conhecimentos mais significativos requeridos nas avaliações, visando o atendimento qualitativo das suas dificuldades e possibilidades.

II. O aluno não obtendo a nota mínima para aprovação na primeira avaliação submeter-se-á, na data fixada no calendário, a outra avaliação, adotando-se o referido procedimento sucessivamente, até que seja constatada a aprendizagem satisfatória para promoção.
III. No caso de impossibilidade comprovada do aluno freqüentar às aulas, a progressão será feita sem a devida freqüência às aulas, ficando sob a responsabilidade do professor e do coordenador pedagógico a organização de um plano de atividades que poderá incluir freqüência a algumas aulas, através da realização de trabalhos, pesquisas, projetos, desde que esses sejam  entregues no prazo estabelecido, e da participação nas avaliações na série ou turma correspondente à disciplina, ficando o aluno sujeito aos critérios de avaliação adotados na escola.

Os registros da progressão parcial serão feitos em ficha individual e os resultados constarão no histórico escolar e atas especiais.

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